Essa é a nossa sessão oficial de aleatoriedades! Aqui, reunimos as principais perguntas feitas por colaboradores de diferentes áreas e tempos de casa e tentamos bravamente arranjar as respostas. Provavelmente alguma delas vai ser uma dúvida sua em algum momento - sendo assim, você pode ler esse material inteiro (pra mostrar serviço, rs) ou consultar quando tiver algum assunto pontual que você gostaria de saber mais!
Porque temos tipos diferentes de serviços e de times.
Temos uma área que atua exclusivamente como consultoria, fazendo trabalhos 100% personalizados para grandes empresas, por demanda.
Uma área que atua com um produto "escalável", uma tecnologia padrão, paga mensalmente.
Temos uma área que atende por demanda, em projetos de comunicação e criação.
Uma que trabalha apenas com desenvolvimento, customizado, dentro de grandes empresas…
Separar os custos, faturamentos e projetos desses times é importante pro controle e pra gente criar as metas/objetivos da empresa todos os anos. Mas, pode ficar tranquilo, no fim do dia tá todo mundo junto!
Sinceramente?
Porque nenhum dos envolvidos nessa decisão achou que você iria contribuir de alguma forma.
Eu sei, eu sei, "ouch", né?
A 99jobs é uma empresa pequena, e os colaboradores já têm acesso a praticamente todos os dados sensíveis da empresa:
Faturamento mensal das áreas, meta financeira, valor da dívida, números de turnover…
Pra gente continuar andando e crescendo rápido, não dá pra perder tempo!
É muito difícil (diria quase impossível) uma pessoa não ser envolvida em uma decisão relacionada ao seu cargo, grupo de trabalho ou cliente. Mas daí, a querer estar na "gestão de crise" da área do coleguinha, saber quem foi que pediu sair da empresa ou participar de uma reunião que achou interessante "porque sim" é outra história, né?
Transparência é um dos nossos valores, mas isso não quer dizer "saber de tudo o tempo todo".
De: rh@99jobs.com
Para: Andressa
Oi! Então, realmente não é motivo para dar uma advertência pra alguém "você sentir ódio quando a pessoa respira e ter certeza que seus colegas também", o fato dela ser do signo de áries também não contribui para um "suposto comportamento agressivo" como você citou.
Muito obrigada pelo material sobre signos e mapa astral, mas realmente não podemos utilizá-lo como evidência.
Abraço!
Vamos lá, então temos um famosíssimo caso de "SANCTUM NON BATUM" (o santo não bateu).
Como proceder?
O primeiro é ter claro pra você (e até para expor) o que está acontecendo.
É uma pessoa que tem uma postura não profissional, você lembra de ações dela que demonstram isso?
É mais uma questão de posicionamento? Vocês não tem afinidade, ou você não gosta do jeito dela?
Ela foi indelicada ou grosseira com uma terceira pessoa, e você pegou "ranço"?
Tô te perguntando tudo isso, porque a primeira coisa que eu vou falar é a mais óbvia e a mais difícil:
Você deveria falar com ela. Não chegar brigando, ou marcar uma reunião de feedback. Chama pra um café, ou emenda um tempinho quando uma reunião acabar e fala, FALA o que te incomodou.
Aí você pensa: "ai nossa, mas e se ela reagir mal?" - bom, é todo mundo adulto. Você reagiria mal se alguém, bem intencionado viesse te dar um feedback?
Mesmo que você não concorde, não vai odiar a pessoa por ter feito isso, certo?
Ok, esse primeiro jeito, pra ser usado em caso de afinidade mesmo.
Agora, no caso da pessoa ter uma conduta anti-ética ou imoral, e você presenciar ou ficar sabendo: conversa com o head da sua área!
(Lembrando que, estamos falando de coisas relacionadas ao trabalho, ok? Não é descobrir pela rádio-peão que fulaninho já foi casado mas teve um caso.)
Tem assuntos dos quais você pode "se poupar", e onde um Head de área ou o RH vão ter bem mais tato/propriedade para tomar as medidas necessárias.
Uma coisa que você SEMPRE deve evitar é: falar com todo mundo, menos com a pessoa. Aquela coisa de "contar o que você acha" para os colegas, sem a menor intenção de dar um toque, ou chamar a pessoa pra bater um papo não é desabafo, é FOFOCA.
Óbvio que você pode contar pra um colega mais próximo, pra pedir uma opinião, ver se ele enxerga da mesma forma, para o próprio líder da sua área, pra ele ter ajudar a abordar o assunto com a pessoa… mas lembre, se você está contando para alguém é na intenção de resolver o assunto!
Primeiro: essa coisa de "sentimento de dono" é algo que a gente nem gosta mais de falar por aqui, porque virou sinônimo de exploração de colaborador (trabalhe como dono, mas ganhe como funcionário). E, dentro da 99jobs esse conceito tinha muito mais relação com a autonomia do que com o "quantas horas você trabalha", exemplo:
É a primeira vez que vamos fazer um projeto com X cliente. Você tem as competências técnicas e pra tocar esse projeto, mas não tem um modelo pra seguir. O head da sua área também nunca trabalhou com esse cliente, ele pode te ajudar mas também não tem um modelo. O sentimento de dono aqui é: qual você acha que seria a melhor forma de trabalhar com um cliente desse perfil?
E você pode/deve fazer isso.
Sobre a parte das ações: nós temos a intenção de distribuir a PLR, que é a "participação nos lucros e resultados" no final de cada ano. Esse repasse vai para todos os colaboradores, independentemente do tempo de casa.
E sobre se tornar sócio: sim, tem como! Alguns 99ners com mais tempo de casa já estão em conversas ou em vias de, ganharem uma porcentagem da empresa! ;)
Pode trazer a sua sugestão pra gente, sempre são bem vindas!
Vou te contar um pouco do que a gente já faz:
Disponibiliza a nossa plataforma de forma gratuita para ONGs ou fundações sem fins lucrativos - entre as nossas parceiras estão a Litros de Luz, a Handtalk, Amigos do Bem e muitas outras!
Somos uma Empresa B, certificada, desde 2014. Aliás, fomos a primeira empresa brasileira a conseguir essa certificação!
Temos o selo municipal de Direitos Humanos e Diversidade e pretendemos mantê-lo!
Somos parceiros do IDBR, Instituto de Raças e Identidade do Brasil, participando dos seus eventos, como o Afro Presença, promovendo eventos como o Trampa Comigo e fazendo parte do Pacto, como compromisso de aumentar em 30% a presença de jovens negros nas empresas em dois anos. Além disso, a 99jobs também atua fazendo Hunting de vagas exclusivas para profissionais negros junto ao IDBR.
Nosso time tem 42% de colaboradores negros, e crescendo!
Nosso time também é liberado/estimulado para se apresentar em eventos, prestar mentoria ou dar aulas, em entidades ou eventos de cunho social.
Promovemos também, ações em parceria com empresas, entre elas:
Um Programa de Trainee exclusivo para mulheres, com a Puratos;
Um Programa de Trainee exclusivo para negros, com o Magalu;
Programas com foco em diversidade, raça e público LGBTQIA+ junto da Cielo;
Programas de Estágio com foco em negros, com Natura;
Programa de Estágio com meta de contratação de 50% de mulheres pretas, com Avon;
O primeiro Hackathon do Brasil exclusivo para programadores negros, com parceiros como Magalu, Accenture e Boticário;
A Hello World, uma escola de inglês focada em cultura negra, criada em parceria com a Natura para ajudar esses profissionais a entrarem no mercado de trabalho;
O Melhor Estágio do Mundo, estágio de férias da 99jobs, que está na sua 4ª edição voltada apenas para estudantes negros;
O Pequeno Site Antirracista, com metas de ano novo para uma sociedade mais consciente;
Além disso, existem algumas ações anti-discriminatórias que utilizamos em todos os nossos processos seletivos:
Não fazemos corte de faculdade (faculdade TOP de linha, apenas federais, etc);
Não fazemos corte por gênero ou idade (sim, isso já é ilegal, mas você ficaria chocado com quantas empresas já sugeriram esse tipo de ação…)
Quando fazemos um processo seletivos nichados, como um feito apenas para negros, incluimos tanto no time de criação como no de seleção, profissionais negrosa.
6. Por que temos uma piscina de bolinhas? A piscina de bolinhas é um símbolo. Ela diz assim: "nossa, se eu posso criar UMA PISCINA DE BOLINHAS dentro da empresa, então o que mais eu posso criar?"!
É um estímulo à criatividade, inovação e ao nosso desenvolvimento constante como startup!
Ah, e claro, deixa o escritório muito mais alegre e descolado, rs - mas não se preocupa, a gente sabe que um escritório bonitinho está LONGE de fazer uma empresa tornar-se legal. Ele é só um "plus"!
Atualmente, funciona assim:
No fim do ano, quando o head da área está desenhando as metas para o ano seguinte, ele mapeia o número de profissionais "estimados", quantos ele pretende contratar e em que nível.
Essa informação é passada para a área de Finanças, que vai liberar (ou não) as contratações sugeridas e montar um calendário com as datas de entrada - um estagiário em janeiro, um profissional mais sênior em maio, etc
Esse cronograma, além de ir para o líder da área, vai também para o RH, que começa a mapear/trabalhar as vagas que precisam ser preenchidas. Por exemplo, se a previsão de entrada é em fevereiro, em janeiro o RH já vai estar divulgando a vaga e entrevistando as pessoas!
A priori, os novos colaboradores costumam entrar ou no dia 1 ou no dia 15 de cada mês, pra facilitar os tramites burocráticos.
É claro que: esse é o formato "regra" e ideal. Em alguns casos acontecem demandas urgentes, que não foram "antevistas", como um novo contrato muito grande, que o Head da área não tinha como prever no ano anterior, nesse caso, a contratação pode ser: sazonal, por indicação de frellas, com pessoas que já trabalharam na 99jobs ou simplesmente abrir um processo seletivo que não estava mapeado. Existe essa flexibilidade por aqui!
De: rodrigoobara@itau.com
Para: Andressa
Oi Andressa, tudo certo por aqui!
Então, a agenda do nosso diretor de investimentos é bem cheia, infelizmente não consigo que ele "entre em contato com o Hugo do financeiro e diga que você é um ativo valioso e que aumentar seu salário irá render milhões de reais para a 99jobs".
Abraço!
Justificativas erradas na hora de explicar porque você precisa de um aumento:
Descobri através da rádio peão, que fulaninha ganha muito mais do que eu no mesmo cargo.
Não aumentei de escopo, mas a minha função é muito chata e quero mais dinheiro pra continuar fazendo isso.
Quero comprar uma bolsa da Gucci (eu já tentei e não funciona).
Também não recomendo se jogar no chão e espernear na sala do Hugo, ele é incrivelmente resistente a tortura psicológica.
Justificativas plausíveis e justas na hora de explicar porque você precisa de um aumento:
Preciso de mais dinheiro pra viver (justo)
Meu desempenho é superior ao dos meus colegas na mesma função (mas sem se achar o máximo, ninguém gosta de exibidos)
Absorvi várias funções novas durante esse semestre, sem deixar de fazer as minhas
Pelo meu tempo de casa e dedicação, acho que devo ser mais valorizadx
Para pedir o aumento de fato, organize direitinho essas ideias e chame o Head da sua área pra conversar:
Quais eram as suas funções no último ou penúltimo semestre;
Como elas aumentarem e/ou se modificaram;
Projetos extras ou novas atividades em que você se envolveu;
Feedbacks positivos que você recebeu (dele, de clientes, de colegas);
Ele vai levar seus apontamentos pra frente (RH, Financeiro) e se tudo der certo na análise, seu aumento tá aprovado!
P.s 1: mês não é tempo o suficiente pra dizer que seu escopo dobrou e pedir aumento (já tentei)
P.s 2: se achar que vale, faça uma pesquisa de mercado pra ter noção de quanto pessoas no mesmo cargo que você ganham (mas não saia perguntando pros colegas de trabalho, é beeeeem desconfortável)
Pensei em algumas aqui: 1 - Levantar de um pulo, bater na mesa, gritar PRA MIM JÁ CHEGA e sair da sala com as suas coisas. 2 - Chamar o líder da sua área e dizer: "Quer saber? Você não merece falar comigo, nem com o meu anjo!" Virar as costas e sair. 3 - Simplesmente parar de responder os e-mails, mudar de celular e bloquear todos os seus colegas de trabalho das redes sociais. 4 - Contratar uma agência de dublês e deixar uma pessoa exatamente igual a você fingindo trabalhar no seu lugar. Quando descobrirem, você já estará longe, curtindo um sabático no sul da Patagônia. Agora uma menos divertida, porém mais profissional: Converse com head da sua área ou, se por algum motivo você não ficar confortável com ele, chama o head do RH ou alguma liderança que você confie.
Exponha seus pontos, se é algo que já está definido, algo que você está considerando… Aí vocês vão bater um papo sobre o tempo dessa transição, qual a melhor forma de contar isso pro time, depois você vai falar com o Financeiro sobre o encerramento do seu contrato. Tudo em paz e sem grandes alardes, não precisa se preocupar!
Sinceramente?
Porque os 99ners em sua maioria, não sentiam a necessidade de ter o feedback de uma forma estruturada até então.
A 99jobs sempre foi uma empresa bem horizontal e com poucas pessoas, até então, a nossa indicação sempre foi trocar e conversar com pares e/ou time sempre que possível. Na hora de mudar de área, pedir aumento, ou tirar dúvidas, sempre existiu a liberdade de chamar o Head da área para conversar, sem necessariamente precisar esperar algum período específico do quarter ou coisa assim, rs
Agora, 7 anos depois e com um quadro bem maior de colaboradores, estamos estruturando junto com o RH feedbacks pontuais em alguns momentos do ano. Mesmo que algumas pessoas ainda não curtam o formato mais "engessado" de chefe/colaborador. Nesse meio termo, conseguimos agradar tanto que gosta mais de ter um momento estruturado para se preparar, quanto quem não quer trabalhar em um modelo mais burocrático de empresa.
Não. Rs
Pelo menos "não" se o que você espera de um plano de carreira é uma espécie de "como fazer" com passo a passo e número de ações para chegar em cada cargo.
A 99jobs ainda é uma empresa pequena, cheia de movimentações horizontais e não lineares. Tem áreas que ainda nem foram criadas aqui dentro, rs!
O que temos mapeado é: níveis de cargos (Jr, Pleno, Sr) e habilidades/comportamentos necessários em cada um.
É uma base pra você saber ainda nas fases inicias de carreira, como está performando, ou o que outra área faz e você também poderia fazer. Mas, aqui tem gente que começou Jr. e está em cargo de Head, gente que entrou em uma função e criou outra área completamente nova, gente que ficou na mesma função por anos e ao invés de aumentar o escopo, quis mudar de área.
Enquanto ainda somos uma empresa jovem, vamos engessar o mínimo do mínimo possível essas ações por aqui. Até porque, conversando com empresas parceiras/clientes, entendemos que a maioria delas já removeu esse tipo de estrutura do RH, alegando "como vamos fazer exigências para determinado cargo, se pode surgir uma nova tecnologia do dia para noite? Ou um cargo que nem existia? Se a empresa nem sabe quais serão suas necessidades no futuro?".
É claro que: se você quiser ajuda pra melhorar as suas entregas, ou entender o que a empresa espera de você para subir de cargo ou ganhar um aumento, por exemplo, você pode chamar o Head da sua área ou o RH a qualquer momento, pra bater um papo! Não é porque não tem uma "estrutura por escrito" que as lideranças da 99jobs vão deixar de te ajudar nos seus objetivos profissionais!
De: cartomantesara@hotmail.com
Para: Andressa
Olá Andressa, obrigada pelo seu contato!
Respondendo a sua dúvida, não conheço nenhum tipo de bola de cristal "aliada a necessidades profissionais que ignore coisas que você não tem certeza", também não temos uma simpatia específica para "mudar de área com certeza absoluta de que vai dar tudo certo e que não é melhor continuar na atual".
Estamos à disposição, obrigada!
Ok, mudar de área.
Como os times da 99jobs são bem próximos, esse é um processo quase sem burocracia e que acontece bastante. Em resumo você deve conversar com o líder do seu time e da área em que você quer entrar, pra ver se faz sentido!
Isso quer dizer que sempre é fácil?
Bem, quase sempre. Mas, se não rolar, eis os motivos possíveis:
Todos os "poréns" possíveis que podem te impedir de mudar de área:
Vamos imaginar um cenário hipotético: Você é da área de Growth e quer ir para o time de EB, que parece muito legal* (coff, coff).
Porém 1.
Competências técnicas
Quais as competências necessárias para a área que você quer mudar?
No caso de EB, a maioria das pessoas são produtoras de conteúdo, especialistas em mídia ou designers. Você provavelmente precisa de alguma delas pra entrar no time.
Mas a empresa não pode me desenvolverrrrr?
Claro que pode. Mas, aí precisamos ver o cargo com o qual você entrou e como fica esse reajuste. Exemplo, você já é uma pessoa de nível "pleno" na área de Growth, mas na área em que quer se aventurar, que é Design, você corresponderia a um Júnior.
Não faria sentido para a empresa manter o mesmo salário (e seria bem injusto com quem já está na área).
Porém 2.
Budget da área
As áreas da 99jobs recebem o orçamento no começo do ano, com um pequeno mapeamento de quanto podem gastar e quantas pessoas estão previstas na folha de contratação.
Quando você muda de área, a sua "central de custo" dentro da empresa também muda. Ou seja, o seu salário que era pago por Growth, agora passa a ser pago em EB, e às vezes a área simplesmente não tem verba para absorver um novo colaborador em curto período de tempo.
Porém 3.
Suas entregas na área atual
Esse fator não especificamente "bloqueia" sua mudança, mas pode adiá-la. Nenhum líder de área aceitaria deixar outro na mão (só se for um babaca, né), então, se você estiver no meio de um projeto e o RH não conseguir achar alguém para contratar no seu lugar, provavelmente a sua mudança de área será adiada até que isso ocorra.
Na verdade, pode sim! Rs
Mesmo antes da pandemia, a 99jobs já tinha algumas áreas que trabalhavam de forma majoritariamente remota.
Também temos colaboradores de várias partes do Brasil.
Mas, calma lá:
Normalmente, quem trabalha de forma 100% remota tem um cargo que "comporta" isso (não é alguém que precisa ir em reuniões com clientes, por exemplo) e o regime remoto fica acordado no momento da contratação.
Claro que, sempre rola conversar com o Head da sua área, sobre essa possibilidade!
Em algumas áreas vai ser totalmente possível, em outras, só uns 80% (você precisará estar na empresa em dias específicos para reuniões, por exemplo) e em outras vai ser sazonal: tem semana com 8 reuniões presenciais e semana sem nenhuma.
Tudo é questão de conversa!
Não.
Próxima pergunta, rs!
Agora, sério mesmo:
Não.
Nem para o cliente sem noção que pede uma entrega absurda para o mesmo dia;
Nem pro colega que te mandou um Whatsapp ou Workplace perguntando algo sem olhar o horário;
Nem pro e-mail "URGENTE" que chega na hora que você está desligando o computador.
É claro que, PODE ACONTECER ALGO URGENTE. Um erro na plataforma, um problema sério em um processo, uma preparação para um lançamento, e nesse projeto você acabe "passando" do seu horário habitual. Acontece em qualquer negócio. Mas, essa precisa ser a exceção e não a regra, ok?
Normalmente as horas extras viram "day-off" ou prolongamento de feriado. Você pode se planejar sim, mas precisa avisar o head da sua área dos dias que planeja usar (pra entender se precisa de alguém no seu lugar durante esse tempo ou se não, é só avisar que você vai estar fora…).
Se for uma emergência, só vai e avisa assim que puder.
Se for algo agendado (uma consulta, uma mudança ou outro assunto pessoal), avisa o head da sua área!
Primeiro, transparência. Você pode tranquilamente falar que o que o cliente está pedindo não é algo que estava na proposta (nem sempre o cliente está agindo de má fé, ok?).
Mas, se mesmo assim ele insistir e você não ficar confortável, pode expor a situação para a Head da sua área ou para a pessoa responsável pela área Comercial. Assim, você não precisa "se indispor" com o cliente e uma dessas pessoas fica responsável pelo realinhamento da proposta.
P.s:
Lembrando que, vale o bom senso. Algumas vezes é uma ação pequena e que pode ser feita sem nenhum problema, ou uma ação que pode ser negociada, "ok, fazemos essa, mas não fazemos aquela"!
De: clientedoida@empresa.com
Para: Andressa
Gostaríamos de um cronograma reverso, de 2022 para hoje, além de uma reunião diária de 30 minutos com a equipe principal. Também queremos uma reunião semanal com o time completo (sugiro sexta às 18h que é o único horário em que eu tenho agenda) e slides com todas as entregas até aqui! Conseguimos gerar relatórios diários? Pode ser num formato simples, um Excel mesmo!
Esse é um tema que exige uma certa confiança da sua parte. E se você não estiver seguro pra fazer, recomendamos chamar alguém da mesma área com um pouco mais de tempo de casa pra bater um papo!
É o seguinte: se o cliente não se sentir seguro com a forma como você apresentou um projeto, ele vai começar a "pedir" coisas. Um cronograma reverso, slides em formato X, reuniões diárias e uma infinidade de outras entregas estranhas que no final só demonstram uma: ele está inseguro com o projeto.
A melhor coisa que você pode fazer é: apresentar o material antes que ele peça.
Mostre um modelo de cronograma (mesmo que ainda não seja o dele), fale um pouco de outras empresas que você atendeu e de como você chegou nesse fluxo, mostre os pontos positivos de seguir esse fluxo - que foi desenvolvido dentro da 99jobs - afinal, a consultoria é você!
Feedback enviado aos candidatos via plataforma devem ser validados com o cliente e alinhado o momento de envio, assim como checar o histórico de mensagem dos candidatos que estão na aba antes de enviar o feedback.
Você vai ouvir falar de match cultural de várias formas aqui dentro: 99match, escala de crenças, teste de cultura - mas praticamente todas se referem à nossa metodologia base.
A 99jobs chama "99" por causa do match cultural, a ideia é que você tenha 99% de chance de fazer o que ama em uma empresa que se conecta com a sua cultura! (O 1% restante a gente jogou pro universo…)
Essa é uma metodologia nossa, desenvolvida no comecinho da empresa. Aliás, fomos a primeira empresa a falar e aplicar os conceitos de match cultural na América Latina!
De: matematica@poliusp.com
Para: Diego
Obrigada pelo seu contato Diego!
Infelizmente não temos nenhuma disciplina que "ensine os alunos a criar tabelas muito rápidas com planejamentos 100% efetivos", sendo assim não podemos disponibilizar nenhum estagiário para fazer o, como você chamou, "corno job".
Quanto a sua sugestão de ter um local para "deixar cavalos pastando", vamos checar com a paisagista responsável pelo projeto.
A área de Matemática da USP agradece o seu contato.
Vamos para as opções:
I. Tem mais gente que faz essa atividade na empresa?
Se sim, NÃO SE ACANHE. Marque uma hora na agenda da pessoa e peça ajuda.
Se não tem uma pessoa que faça exatamente isso, tem uma com um tipo de conhecimento que ajudaria?
Exemplo: você é da área de TS e está com um problema específico com o Excel, na sua área ninguém lidou com isso. Mas, provavelmente alguém de Tech ou de Finanças consegue te ajudar. Dá um grito no Workplace!
II. Ninguém faz isso na empresa?
Peça indicação, muitas vezes alguém tem colegas e/ou conhecidos que saberiam como ajudar. Se mesmo conversando um pouco, você não achar ninguém, dê uma olhada na internet e procure por cursos ou consultorias que te ajudariam nisso. Leve pro RH ou pro Head da sua área - a gente analisa/libera os custos e a empresa fornece esse material pra você!
Como se fala/escreve 99jobs?
Como você quiser!
Aqui dentro, a gente fala mais o NINE NINE JOBS, mas também pode falar NOVENTA E NOVE JOBS, acho que o único que não é muito usado é o NINETY-NINE JOBS, mas, já aconteceu e pode ficar à vontade! Rs
Outra coisa importantíssima: a 99jobs é uma MENINA, é A empresa, A plataforma, ok? Então, você trabalha NA 99jobs :)
Porque não temos um celular corporativo para cada colaborador?
Nenhum dos canais oficiais de comunicação da 99jobs exige um celular.
Nós optamos pelo Gmail, Workplace (para conversas mais informais) ou Google Drive.
Também não estimulamos adicionar os "clientes no Whatsapp" se você não se sentir confortável com isso. Sendo assim, a nossa necessidade de celulares corporativos se resume a ligações pontuais, muitas vezes pra candidatos (
já que a maioria dos clientes prefere reuniões online pelo Google Meets ou Zoom
) e para isso, cada área possui alguns celulares corporativos que podem ser usados no escritório ou levados para casa.
O que cada área da 99jobs faz, qual o seu objetivo?
Vamos tentar ser breves, respondendo cada área em 01 twittada, pra você ter uma ideia geral!
Tech // Tecnologia
Essa tá fácil, né? É a área responsável pela nossa tecnologia, a estrutura da 99jobs.com, a plataforma vendida pela Eleven... É uma área majoritariamente de programadores, que cuida, aprimora e ajusta o software que desenvolvemos para conduzir os processos seletivos.
TS // Talent Solutions
Essa é a área de seleção da 99jobs. Ela conduz, como consultoria, os processos seletivos - principalmente de Trainee e Estágio - de grandes clientes como Magalu, Heineken, Disney, Coca-Cola, Uber e Natura. Também é a área com maior faturamento dentro da 99jobs hoje!
EB // Employer Branding
EB é a área criativa da 99jobs. Composta majoritariamente de designers, redatores e profissionais de mídia, é responsável pela criação e desenvolvimento e divulgação de todos os conteúdos da 99jobs e dos clientes: linhas criativas, vídeos, hotsites, processos seletivos e etc!
FIN // Finanças
Essa também é auto-explicativa: a nossa área de finanças e operações cuida do nosso fluxo de caixa da 99jobs, dos contratos, faturamentos, pagamentos e todas as coisas relacionadas o dinheiro, money, dólar, bufunfa aqui da empresa.
ATS // Eleven
A Eleven é a nossa área mais jovem. Ela leva o nome do software que desenvolvemos para o RH das empresas, ele pode ser adquirido/instalado por clientes de todos os tamanhos em qualquer parte do país, sem interferência da consultoria, e serve para otimizar os processos seletivos.
RH // People
Esse é o RH da nossa empresa de RH, rs! Cuida das contratações, avaliações, ações de bem estar e/ou benefícios oferecidos pela empresa e de praticamente tudo que um "rh tradicional" cuidaria, mas com uma carinha 99jobs!
CP // Client Partner
Essa é a nossa área de atendimento! Ela ajuda os candidatos desesperados quando algo da errado na inscrição ou no processo, auxilia clientes da Eleven com dúvidas na plataforma, além de analisar e reportar bugs e anseios para os times de Tech e TS.
LEX // Learning Experience
Nossa área de Desenvolvimento! Ela também é uma área jovem e surgiu por demanda dos clientes de TS, foi mais ou menos assim "já que vocês trazem perfis tão alinhados com a nossa cultura pra cá, não querem ajudar a gente a desenvolvê-los também?" e quando a gente viu, estava lá!
O que fazer quando um cliente reclama da 99jobs?
férias (avisar gestor, deixar aviso no email, deixar as coisas no drive, avisar o cliente, pedir com antecedência mínima de 15 dias, ...)
pedido de demissão (não abandonar seu projeto em 2h após o pedido de demissão, esperar o ok do gestor pra mandar msg pra empresa inteira e sair dos grupos)
conversas de salário e feedback (não peça aumento comparando com o do colega, não pergunte sobre o proximo aumento na reunião de comunicação do aumento, ...)
alinhar informação entre áreas antes de ir pro cliente
boas práticas de home office e imagem (cuidado com o local que está, som, não usar fundos de reunião como se tivesse na balada, ...)
Faltas e Atrasos Justificáveis
✅ Faltas previstas por lei e que devem ser alinhadas com gestor por email, com envio de documento que comprove o caso e que não geram desconto em salário ou dias de férias
Quais situações se encaixam nesse caso?
Problemas de saúde
Casamento
Falecimento de pessoa próxima
Doação de sangue
Acompanhamento de filhos de até 6 anos ou dependentes legais em consultas médicas/exames
Acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira
Exigências em serviço militar
Convocação para serviço eleitoral (Mesário)
Faltas e Atrasos Negociáveis
⚠️ Se precisar se ausentar por motivos pessoais, seja transparente com seu gestor e avaliem juntos a possibilidade de abono. O ideal é que formalize por email, notifique na sua agenda de trabalho e avise com antecedência outras pessoas que podem ser impactadas pela sua ausência.
Quais situações se encaixam nesse caso?
Ida à bancos, renovação de habilitação, órgãos públicos, sindicatos e outras instituições comerciais abertas apenas em horário comercial
Mudança
Traslado por viagem pessoal em período de trabalho
Cursos e eventos de desenvolvimento
Faltas e Atrasos Não Justificados
⚠️ Faltas não justificadas ou recorrência de ausência em reuniões são atitudes que ferem nossos valores e que não pegam bem pra ninguém. A falta sem o alinhamento previsto (seja ela justificável por lei ou possível de ser negociada pontualmente com gestor) serão avaliadas pela liderança e pode atrapalhar seu crescimento na 99jobs e, em casos mais sérios, pode inviabilizar sua permanência no time.
Quais situações se encaixam nesse caso?
Qualquer ausência ou atraso em horário de trabalho que não tenha sido previamente combinada com gestor ou possível de ser justificado por documento.